Diferenças entre Zootecnia e Veterinária

O profissional formado em Zootecnia deve ter visão empreendedora e buscar melhorias para a produção animal. O Veterinário também pode atuar no controle da produção, mas o foco da carreira é o tratamento da saúde animal em clínicas e hospitais especializados.

Disciplinas: A Zootecnia exige também o estudo de administração e gestão, além das matérias de ciências.

Mercado: O Veterinário tem maior contato com animais domésticos e lida com o público, enquanto o Zootecnista atua com frequência na cadeia produtiva de indústrias.

Os cursos de Zootecnia e Veterinária

Os cursos superiores de Zootecnia e Veterinária são de grau Bacharelado e têm duração média de cinco anos.

No curso superior de Zootecnia o estudo de Biologia e Genética são a base do currículo. Os alunos têm contato também com disciplinas de Nutrição Animal, Ciências do Solo, Administração, Técnicas de Manejo de Rebanhos e Criações. A partir do 6º semestre, as atividades práticas se tornam mais frequentes. O estágio supervisionado é obrigatório ao final do curso de Zootecnia. Confira as principais disciplinas:

• Zoologia
  • Biologia
  • Anatomia
  • Química
  • Genética
  • Bioclimatologia
  • Melhoramento Genético
  • Parasitologia
  • Fertilidade e Conservação do Solo
  • Administração e Desenvolvimento Rural

Nos dois primeiros anos do curso superior de Medicina Veterinária, os alunos têm aulas nas áreas das Ciências Biológicas, Exatas e Sociais. A partir do 6º semestre, começam a estudar doenças e técnicas clínicas e cirúrgicas. Atividades práticas, realizadas em laboratório, ocupam bastante espaço no currículo da maioria dos cursos de Medicina Veterinária. O estágio é obrigatório no último ano. Confira as principais disciplinas:

• Embriologia dos animais
  • Fisiologia
  • Bioética
  • Biofísica
  • Parasitologia
  • Genética
  • Matemática e Estatística
  • Clínicas médica e cirúrgica
  • Farmacologia
  • Tecnologia e inspeção de produtos de origem animal

Disponível em:  http://coisadezootecnista.blogspot.com/

©2020 Faculdade Anclivepa. Todos os direitos reservados.

Pesquisar no Site

Fale Conosco!