Artigos

Por exemplo, há pessoas que possuem um animal de estimação em casa. O cachorro e o gato são os melhores exemplos. Muitas pessoas têm cachorro, saem com ele para passear e sentem sua companhia. Deste modo, com a convivência diária, cria-se uma relação entre o dono e o animal. Por isso, através da etologia é possível obter mais informações sobre o comportamento dos animais dentro do contexto que estão inseridos, isto é, seja em seu meio natural ou em outro contexto. Vale ressaltar que existe também a etologia humana, focada no estudo do comportamento das pessoas.

 

A etologia do estudo animal também reflete até que ponto há comportamentos animais com uma explicação genética, como também trata das condutas adquiridas através da aprendizagem. Toda ciência parte de perguntas, da observação e da hipótese que surge da experiência. Há uma pergunta própria da etologia: Quando surgiu este comportamento na história da evolução?

 

A etologia é uma ciência recente que mostra a curiosidade positiva em conhecer os costumes mais comuns dos animais. Como ciência, a etologia cumpre duas funções importantes. Em primeiro lugar, descrever as principais características do comportamento de um animal; em segundo lugar, averiguar as causas do porquê um animal se comporta dessa maneira, ou seja, explicar a razão de ser dessa conduta animal. Por exemplo, no caso de um animal de estimação mostrar um comportamento agressivo, torna-se importante averiguar as causas.

 

FONTE: http://queconceito.com.br/etologia

©2020 Faculdade Anclivepa. Todos os direitos reservados.

Pesquisar no Site

x

Fale Conosco!

Fale Conosco!